Lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC reúne autoridades, comunidade e especialistas

O lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC contou com um público de mais de 80 pessoas, no auditório do Espaço Físico Integrado – EFI na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta segunda feira, 16 de maio. O laboratório surge como importante ferramenta para o desenvolvimento da mobilidade urbana na região metropolitana da Grande Florianópolis, em um momento de grandes investimentos na área.


Estavam presentes representantes da UFSC, das prefeituras da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), entre outros.


Observatório da Mobilidade Urbana: aberto e participativo


A criação do Observatório da Mobilidade Urbana é importante elemento na elaboração de um caminho mais sustentável para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região. Sua idealização surgiu durante a execução do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES, que teve por objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da região.
Ao todo, foram dois anos de estudos, levantamentos, análises e proposições que resultaram em um trabalho pioneiro no Brasil. Para dar continuidade às atividades, foi criado um acordo de cooperação com a UFSC, a quem foi incumbida a responsabilidade pela gestão dos dados resultantes das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo PLAMUS. O acordo encarregou a Universidade da manutenção, atualização e disseminação dos dados e informações e do modelo de transportes da Região Metropolitana de Florianópolis, permitindo a criação do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.


“O Observatório está sendo um grande apoio para a SUDERF. Se não fosse por ele, a gente não teria como assumir ações que estamos planejando. Além do compromisso de discutir a mobilidade urbana de forma aberta e participativa, o Observatório está de fato dando um suporte para o desenvolvimento dessa questão na região metropolitana. Espero que ele sirva de apoio também para outras entidades e que a comunidade o veja como um guardião dos seus interesses.” diz Guilherme Medeiros, coordenador do PLAMUS e engenheiro da SUDERF.

Lançamento e Seminário


Gestores públicos, técnicos, membros do corpo docente da Universidade, estudantes e representantes da sociedade civil organizada participaram das palestras e oficinas, esclarecendo dúvidas, expondo e debatendo diferentes visões das questões de Mobilidade Urbana.

As atividades do Observatório foram inauguradas logo após o lançamento, no Seminário sobre Integração Metropolitana do Transporte Coletivo, que apresentou estudos e propostas preliminares do Projeto NeoTrans. O NeoTrans é um projeto do Observatório criado para elaborar uma nova estrutura de transporte coletivo para a região metropolitana, além de projetar corredores exclusivos para BRT (Bus Rapid Transit). O NeoTrans está sendo desenvolvido em convênio com a SUDERF e seus resultados deverão orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano. O seminário estendeu-se, na terça feira, 17 de maio, com a realização de oficinas que contaram com a participação de cerca de 60 pessoas. Entre as atividades, estavam apresentações e debates sobre transporte terrestre e aquaviário e sobre a nova rede de transporte público coletivo, sua gestão e remuneração. Uma das questões abordadas foi a comparação entre os modos de transporte indicados para a Grande Florianópolis, com informações do PLAMUS que apontam o BRT como o mais adequado para a região.


“O seminário nos permitiu esclarecer questões muito importantes, em particular sobre o papel do ônibus como um elemento estruturante da mobilidade da Região Metropolitana. Através de dados, conseguimos mostrar que o ônibus é a melhor opção e apresentar o novo sistema que estamos elaborando baseado nessa tecnologia”, explica Werner Kraus Jr., coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. As atividades do Observatório poderão ser acompanhadas pelos canais nas redes sociais e pelo site – onde serão divulgados os estudos, propostas e pesquisas do projeto. Também as apresentações e dados oferecidos ao longo das palestras e oficinas estão disponíveis na Biblioteca virtual do Observatório.


Canais:
www.observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.