Pesquisa inédita de mobilidade urbana é realizada na UFSC

Até o fim de junho de 2016, pesquisadores estarão espalhados pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na Trindade, para realizar um levantamento inédito de mobilidade urbana na região. A ação teve início em 17 de maio e é uma parceria do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC com o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE.


Pesquisadores estão distribuídos em diferentes pontos do entorno do campus, realizando levantamentos de dados sobre a mobilidade da região. Imagem: Divulgação

“Esse é o primeiro levantamento do tipo feito na região e seu objetivo é compreender melhor a movimentação no entorno do campus”, diz Célio Sztoltz, pesquisador associado do Observatório.


Através da pesquisa, será possível criar uma base de dados que auxilie na revisão dos trajetos das linhas de ônibus e da localização dos pontos que servem a região – além de ajudar a UFSC a conhecer as preferências e as dificuldades do usuário do transporte coletivo no campus. No trecho da rua Deputado Antônio Edu Vieira, o levantamento irá orientar o dimensionamento e adequação das futuras estações de BRT (Bus Rapid Transit), em um trabalho colaborativo com a Prefeitura de Florianópolis.


BRT na Grande Florianópolis


A implantação do BRT na parte continental da Grande Florianópolis está sendo elaborada pelo Governo do Estado. O sistema prevê faixas exclusivas de ônibus e foi recomendado pelo PLAMUS [www.plamus.com.br] como o mais adequado para a região. A primeira etapa a ser construída será de um trecho de sete quilômetros da BR-282 (Via Expressa de Acesso à Florianópolis).

Contagens e entrevistas


Entre as atividades da pesquisa estão incluídas contagens e entrevistas. A primeira consiste em computar o número de pedestres e ciclistas que passam por determinados locais no campus. Já as entrevistas estão sendo realizadas nos pontos de ônibus – o questionário é rápido e contém perguntas sobre a origem, o destino e as preferências dos usuários do transporte coletivo.


Participe da pesquisa! Se um entrevistador te abordar, colabore e deixe sua marca nos projetos de melhorias para Florianópolis!


Canais:
www.observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br
facebook.com/observatoriodamobilidade
twitter.com/mobilidadeufsc
flickr.com/observatoriodamobilidade
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.