Observatório da Mobilidade Urbana realiza levantamentos no TICEN

Nesta terça-feira, 7 de junho de 2016, cerca de 20 pesquisadores do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC estiveram no Terminal de Integração do Centro (TICEN) para entrevistar usuários do transporte intermunicipal. O objetivo da pesquisa é criar uma base de dados para orientar a reestruturação das linhas de ônibus que ligam os municípios da região continental a Florianópolis.


As entrevistas seguem na quarta-feira e na quinta-feira serão realizadas no Terminal Cidade de Florianópolis, onde também operam algumas linhas intermunicipais. Ao todo devem ser realizadas cerca de 2 mil entrevistas registradas através de questionários.


“Queremos descobrir quais são as linhas mais usadas por aqueles que vêm dos municípios do continente, com conexão complementar no TICEN, e para onde vão aqueles que de lá seguem a pé”, diz Célio Sztoltz, pesquisador associado do Observatório.


Com os resultados será possível avaliar as necessidades de criar novas linhas ou de rever linhas existentes, além de se mapear os trajetos dos que caminham e ser quantificada a distância que percorrem.

As atividades fazem parte dos levantamentos que embasarão o NeoTrans – um projeto do Observatório com foco no transporte coletivo.


Pesquisa na UFSC

Desde a última semana, o Observatório vem realizando entrevistas e contagens na região do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades fazem parte dos levantamentos que embasarão o NeoTrans – um projeto do Observatório da Mobilidade Urbana que tem a missão de elaborar uma nova estrutura de transporte coletivo para a Grande Florianópolis. Além de projetar corredores exclusivos para o novo sistema BRT (Bus Rapid Transit) que será implantado na Região Metropolitana.


Canais do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC:
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.