Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC debate propostas e pesquisas durante seminário

O Seminário de Alinhamento Técnico do Projeto NeoTrans reuniu cerca de 50 pessoas na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com a sala lotada, membros do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC apresentaram propostas e resultados parciais das pesquisas que estão sendo realizadas pela equipe do projeto.

Participaram do debate representantes da prefeitura de Florianópolis e da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), além de professores da UFSC, consultores da área de mobilidade urbana e estudantes de graduação e pós graduação.

– “Fizemos esse seminário para alinhar os temas que vêm sendo tratados no projeto NeoTrans, além de testar as ideias e buscar as impressões das pessoas a respeito do que estamos pensando e elaborando”, diz Werner Kraus Jr., coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.

Durante o evento, foram apresentados os resultados parciais das entrevistas e contagens relacionadas ao transporte coletivo e à circulação de pedestres e ciclistas, realizadas pelos pesquisadores do Observatório. As pesquisas servirão para complementar os estudos do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e assim auxiliar o projeto NeoTrans a desenvolver um sistema completo de novas linhas de ônibus para Região Metropolitana de Florianópolis (RMF).

– “O projeto NeoTrans trata de temas como a implantação do BRT, mas não só isso. Também abordamos faixas exclusivas para ônibus, serviços locais de ônibus, serviços intermunicipais que utilizam o sistema viário comum sem segregação nas vias, e também a relação do sistema de transporte coletivo com o pedestre, ciclista e outros meios de transporte”, diz Célio Sztoltz, pesquisador associado do Observatório.

Werner afirma que o Observatório pretende realizar mais reuniões abertas e seminários, com objetivo de colher informações e impressões das pessoas a respeito do projeto NeoTrans, “afinal de contas, são elas que esse sistema tem que atender” diz o coordenador. Para Agosto está previsto um seminário mais aprofundado no qual serão apresentados os resultados finais das pesquisas, além de uma preliminar do projeto do novo sistema de linhas de ônibus da região metropolitana.

Canais do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC:
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.