Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC debate com professores de universidade portuguesa

Nesta quarta-feira, 13 de julho, o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC promoveu, em conjunto com professor Acires Dias (EMC/UFSC), associado à Rede Universitária Iberoamericana de Técnicas Municipais (RUITEM), uma tarde de palestras e debate sobre Mobilidade Metropolitana, com a participação de professores do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Portugal. Fernando Nunes da Silva e Jorge Gonçalves expuseram suas pesquisas e experiências práticas na busca de soluções para a mobilidade urbana em âmbito metropolitano, a partir de suas vivências em Portugal, com foco no caso da capital, Lisboa. As apresentações foram seguidas por debate sobre os desafios e possíveis soluções para o planejamento e a gestão integrada da Mobilidade Urbana na região da Grande Florianópolis.

Da esquerda para a direita: Prof. Werner Kraus Jr., Prof. Fernando Nunes da Silva, Prof. Jorge Gonçalves, Prof. Acires Dias, Profa. Dora Orth, Profa. Lenise Goldner, Geruza Kretzer, Célio Sztoltz, Eduardo Leite de Souza e Guilherme Carvalho e Prof. Roberto de Oliveira.

As palestras e o debate foram abertos ao público e ocorreram no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), pesquisadores, professores e estudantes da UFSC e de outras universidades catarinenses e representantes comunitários, além de interessados na questão da mobilidade urbana. Entre os participantes estavam o superintendente da SUDERF, Cassio Taniguchi, o coordenador do Observatório, Werner Kraus Jr., o urbanista Emilio Merino Dominguez e o arquiteto Edson Cattoni, coordenador técnico do plano Diretor Participativo de São José.

O pesquisador associado do Observatório, Célio Sztoltz, destacou como objetivo do Seminário a troca de experiências acadêmicas e práticas sobre planejamento metropolitano nas regiões de Lisboa e Florianópolis.

Os aspectos comuns entre Florianópolis e Lisboa vão além do sistema viário, marcado pelo espaço urbano cindido e conectado por uma ponte histórica. [Imagem superior: flickr.com/andreaferreira | Imagem inferior: flickr.com/yann07]

Lisboa e Florianópolis: experiências semelhantes

Conhecer as experiências acadêmicas e práticas do planejamento urbano de Lisboa, que nas últimas décadas passou por uma mudança de ótica na implantação de projetos, foi o foco das palestras e discussões. Segundo explicou Fernando Nunes da Silva, as novas intervenções na cidade tiveram sua origem a partir do plano diretor participativo municipal, cujos objetivos foram amplamente debatidos pela sociedade civil, ao longo de 2012. Para Nunes da Silva, Lisboa e Florianópolis apresentam algumas similaridades, como a ligação da Ilha ao Continente, comparável à ligação entre a Margem Norte e a Margem Sul de Lisboa. De fato há, em ambas as cidades, uma grande dependência da periferia ao centro, gerando movimentos pendulares volumosos em direção a um único ponto.

O professor ressalta que é preciso levar em conta as diferentes escalas, dimensões e aspectos culturais dos locais. Lisboa, por exemplo, conta com facilidades como o metrô, VLT, densa rede de ônibus e trem suburbano.

– “Em Lisboa nós temos o que aqui foi chamado de BRT nível 2. São 80 km de corredores reservados a ônibus e táxis. Nós concluímos os estudos técnicos de implantação na zona menos central da cidade de Lisboa, onde a rede de metrô ainda não chegou, um sistema de BRT que foi desenhado para suportar um VLT quando a cidade chegar lá e se densificar naquela zona. Em Florianópolis, com os níveis de demanda que estão trabalhando, o BRT responde muito bem”. Mas isso não é tudo, diz Nunes da Silva, “vejo também, como similitude, a dificuldade política da articulação a nível metropolitano. Nós lá temos dezoito municípios para articular. Isso tem aspectos muito interessantes que aqui estamos examinando.”

Participação popular

Outra afinidade entre as duas cidades, abordada no Seminário, foi a realização de um processo participativo na discussão e desenvolvimento de projetos de reforma urbana em Lisboa – que serviu inclusive de referência, em nossa região metropolitana, para a elaboração do plano diretor de São José, conforme depoimento do arquiteto Edson Cattoni. Segundo o professor Jorge Gonçalves, tanto no plano de mobilidade urbana quanto no plano diretor municipal de Lisboa, procurou-se desenvolver a ideia não só de participação, mas de comprometimento público, que significa envolver as pessoas nas definições dos problemas e na construção das soluções.

– “A sociedade civil é muito diversa e tem muitos interesses, e compete ao município compatibilizar esses interesses. A decisão política é fundamental como representante do coletivo”, afirma Gonçalves.

O consultor na área do urbanismo, assessor em diversos municipios de diferentes países e palestrante Emílio Merino, defendeu a importância e o papel do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, mostrando que a universidade não está desvinculada da realidade das cidades onde está inserida. Merino reforçou “a contribuição que vem sendo proporcionada pelos estudos, pesquisas, palestras e discussões, promovidos pelo Observatório, que são enriquecidos por suas experiências técnicas, metodológicas e de interface entre as diferentes esferas da sociedade civil organizada.”

Canais do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC:
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.