Fórum da Bacia do Itacorubi realiza oficina para discutir a mobilidade da região

O Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC participou na terça feira, 11/10/16, da Oficina sobre Mobilidade Urbana na Bacia do Itacorubi, que reuniu a comunidade da região e integrantes do GEMURB – Grupo de Estudos de Mobilidade Urbana. As atividades ocorreram na sede do CONFIA – Conselho Comunitário dos loteamentos Jardim Anchieta, Flor da Ilha e Jardim Germânia, situado no Córrego Grande.


Oficina reuniu moradores da Bacia do Itacorubi e membros do Grupo de Estudos de Mobilidade Urbana – GEMURB e do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC


“A oficina teve o objetivo de pensar maneiras de fomentar o uso de meios sustentáveis de transporte na região da Bacia do Itacorubi – a caminhada, a bicicleta e o transporte coletivo”, explica Werner Kraus Jr., coordenador do Observatório.


As discussões abordaram principalmente o traçado previsto para o BRT (Bus Rapid Transit) para a região, as conexões com os ônibus interbairros que atendem a bacia e propostas para os circulares intrabairros e rede cicloviária. “Durante a oficina discutimos a relação do BRT com as linhas de ônibus que já servem a região e avançamos na possibilidade de ônibus circulares inter e intrabairros. A Bacia do Itacorubi tem muitos moradores e polos geradores de tráfego e por isso é preciso agilizar a conexão entre eles”, diz Rosângela Mirela Campos, membro do Fórum da Bacia do Itacorubi.


Rosângela ressalta que durante o oficina ficou evidente a necessidade de se obter mais dados sobre a mobilidade urbana na região, principalmente relacionados à demanda. Segundo ela, o próximo passo é montar um projeto para realizar pesquisas e levantamentos na área. Em função da extensão dos temas apresentados e debatidos na primeira parte do evento, a apresentação das propostas do GEMURB para a região foi adiada para a próxima oficina. A programação e a data serão divulgados oportunamente.


Saiba mais sobre o CONFIA: www.confia.org.br e sobre o Fórum da Bacia do Itacorubi:
www.facebook.com/ForumDaBaciaDoItacorubi


Canais do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC
Assessoria de Comunicação: 48 3233-6415
Email: observatoriomobilidade@gmail.com
www.observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.