O Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC é uma entidade aberta à participação de professores, técnicos e estudantes interessados em temas relacionados à mobilidade. O Observatório surgiu a partir do envolvimento de equipe da UFSC no projeto PLAMUS, desenvolvido em 2014/2015, cujos resultados geraram diagnósticos e diretrizes sobre a estrutura da mobilidade na região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).
Assim, a primeira missão do Observatório é acompanhar a evolução das políticas públicas na RMF (Região Metropolitana de Florianópolis) na área de mobilidade, à luz do acervo de resultados do PLAMUS. Porém, tal compromisso implica em uma missão maior: a promoção e atualização de estudos/pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana, com visão abrangente e referenciada nas melhores experiências locais, nacionais e mundiais no setor.
Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC
COORDENADOR
Currículo LattesProfessor do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC
Pesquisador
Currículo LattesProfessora do Departamento de Engenharia Civil da UFSC
Pesquisador
Currículo LattesProfessor do Departamento de Engenharia Civil da UFSC
Pesquisador
Currículo LattesProfessor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC
Pesquisador
Currículo LattesProfessor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC
Pesquisador
Currículo Lattes
Início: 2018
Status: EM ANDAMENTO
Coordernador: PROF. WERNER KRAUS JUNIOR
Recursos: FAPESC
O projeto de pesquisa estuda iniciativas para integração da região metropolitana da Grande Florianópolis, com foco no tema da mobilidade urbana regional. As proposições do estudo têm alcance além das questões de mobilidade, contribuindo na consolidação da gestão associada das funções urbanas de interesse comum (saneamento, meio ambiente, resíduos sólidos, p. ex.) aos moradores dos municípios da região. As referências centrais para este projeto são os resultados do projeto PLAMUS, realizado entre janeiro de 2014 e junho de 2015, e dos projetos NEOTRANS e NEOTRANS II, apoiados pela FAPESC e realizados entre novembro de 2015 e novembro de 2018. Esses projetos resultaram na proposta de rede integrada de transporte para os municípios da porção continental da RMF, bem como diretrizes gerais de modelo de governança (PLAMUS) e produtos para a concessão do serviço de transporte público (NEOTRANS). Três áreas são consideradas neste novo projeto: acompanhamento da implantação e gestão da nova rede integrada de transporte coletivo da RMF; modelo de sistema de informações para tomada de decisão e difusão de informações sobre o sistema de transportes; e modelo de sistema de gestão do conhecimento no contexto metropolitano, tanto em nível da governança regional bem como em níveis táticos e operacionais do transporte público. Os resultados vão auxiliar gestores e técnicos dos municípios e do estado ligados à integração da mobilidade urbana regional, a implementar políticas públicas integradas de gestão e operação dos sistemas de transporte e mobilidade da RMF. Os resultados do projeto servirão, ainda, de referência para experiências de consolidação das demais regiões metropolitanas do estado de Santa Catarina, à medida em que forem sendo criadas.
Início: 2017
Status: CONCLUÍDO
Coordernador: PROF. BERNARDO MEYER
Recursos: FAPESC
A partir de iniciativas do Gov. de SC em parceria com municípios da Grande Florianópolis (RMF), avança o processo de integração do transporte coletivo metropolitano da região. Neste processo, questões de relevância técnico-científica aparecem devido à complexidade do processo, tais como a comunicação social e informações ao usuário durante as etapas de implantação das mudanças no sistema de transporte, e os aspectos operacionais de ajustes da implementação das soluções de projeto. O presente projeto de pesquisa propõe o estudo deste processo complexo com vistas a (i) registrar a experiência de implantação, contrastando-a com casos similares descritos na literatura especializada; (ii) propor ajustes para acomodação de alterações de projeto ou de situações não previstas em relação aos dados de projeto; e (iii) apoiar a concepção de formas de comunicação social das mudanças trazidas pelo sistema em suas várias etapas de implantação, bem como propor diretrizes e materiais para o sistema de informações ao usuário de transporte coletivo. Este projeto guarda relação de continuidade com projeto de pesquisa intitulado Estudo e Proposição de Métodos em Planejamento de Transportes Aplicados à Região Metropolitana da Grande Florianópolis, apoiado pela FAPESC, que definiu o modelo operacional para as linhas de ônibus da região continental da RMF.
Início: 2015
Status: CONCLUÍDO
Coordernador: PROF. WERNER KRAUS JUNIOR
Recursos: FAPESC
O projeto Neotrans partiu dos resultados do projeto PLAMUS, o qual lançou diretrizes em macroescala para orientar as ações de governo rumo a um sistema moderno e eficiente de mobilidade urbana, consagrando a operação por ônibus e sua versão moderna, os BRTs. Neste projeto, as diretrizes foram transformadas em proposições detalhadas de transportes para a RMF. Os principais resultados foram: desenho de redes de transporte por ônibus com modelo misto de BRTs, corredores exclusivos simples e linhas alimentadoras em vias de tráfego compartilhado, visando aspectos operacionais e de viabilidade ambiental e econômico-financeira; soluções de projeto viário e de infraestruturas para garantir acesso aos usuários e tráfego facilitado aos ônibus na malha viária disponível e a construir; e formas de concessão dos serviços de transportes, baseadas em critérios de máximo benefício ao cidadão como medida de desempenho dos concessionários.
Início: 2014
Status: Concluído
Coordernador: Prof. Werner Kraus Junior
Recursos:
O objetivo geral do projeto PLAMUS foi fornecer subsídios que servirão de base para a proposição de melhorias da mobilidade nesses municípios que integram a Região Metropolitana de Florianópolis (RM). Tais subsídios são, por exemplo, dados estatísticos, modelos de sistemas de mobilidade na forma de mapas digitais, modelos institucionais de governança, etc. Pela proposta, a UFSC foi encarregada de acompanhar e desenvolver atividades nas seguintes áreas: levantamento de padrões de viagem por amostragem domiciliar; modelagem dos sistemas de mobilidade da RMF em software de análise de transportes; apoio em análises das alternativas de infra-estrutura viária para transporte público, incluindo modais de transporte; e apoio e proposição de desenhos urbanos para áreas específicas da região que figuram nos resultados do PLAMUS como exemplos de boas práticas de intervenção arquitetônica para humanização das cidades da RMF.