Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC será lançado oficialmente durante Seminário

No dia 16 de maio de 2016, será o lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Durante o evento, estarão presentes representantes das prefeituras da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de membros da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (FAMESC).

“O Observatório nasceu para contribuir com políticas públicas na área de mobilidade urbana, através da promoção de estudos, pesquisas, debates e da elaboração de projetos sobre o tema. Nosso objetivo é promover melhores práticas em mobilidade urbana ao interagirmos com a sociedade civil, gestores públicos nos três níveis de governo, institutos e grupos de pesquisa, e organizações não governamentais”, afirma Werner Kraus, professor do Departamento de Automação e Sistemas [DAS-UFSC] e coordenador do Observatório.

O lançamento será seguido do Seminário “NeoTrans – Integração Metropolitana do Transporte Coletivo: Oportunidades e Desafios na Grande Florianópolis”, com programação que inclui apresentações e debate sobre Transporte Aquaviário. As atividades se estendem durante o dia seguinte com oficinas de trabalho sobre a nova rede de transporte público coletivo, sua gestão e remuneração. As propostas do NeoTrans serão formuladas a partir das diretrizes gerais recomendadas pelo PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis.

O NeoTrans é um projeto criado para elaborar uma nova estrutura de transporte coletivo para a RMF, além de projetar corredores exclusivos para BRT (Bus Rapid Transit). “O NeoTrans está sendo desenvolvido em convênio com a SUDERF e seus resultados deverão orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano”, complementa Werner Kraus.

SEMINÁRIO NeoTrans
INTEGRAÇÃO METROPOLITANA DO TRANSPORTE COLETIVO
Oportunidades e Desafios na Grande Florianópolis
Programação:
16 de maio de 2016 – Segunda-feira
17:00 – 18:00 – Lançamento do Observatório de Mobilidade Urbana UFSC
19:00 – 21:30 – Apresentações e Debate – Transporte Terrestre e Aquaviário
17 de maio de 2016 – Terça-feira
14:00 – 16:00 – Oficina de Trabalho Parte I – Nova Rede de Transporte Coletivo Metropolitano
16:00 – 16:15 – Intervalo
16:15 – 18:00 – Oficina de Trabalho Parte II – Gestão e Remuneração do Sistema
Inscrições gratuitas: www.goo.gl/bKDkD8

Perguntas frequentes [FAQ]
1– Qual a missão do Observatório da Mobilidade Urbana UFSC?

O Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC é uma entidade aberta à participação de professores, técnicos e estudantes interessados em temas relacionados à mobilidade. O Observatório surgiu a partir do envolvimento de equipe da UFSC no projeto PLAMUS, desenvolvido em 2014/2015, cujos resultados geraram diagnósticos e diretrizes sobre a estrutura da mobilidade na região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).
Assim, a primeira missão do Observatório é acompanhar a evolução das políticas públicas na RMF (Região Metropolitana de Florianópolis) na área de mobilidade, à luz do acervo de resultados do PLAMUS. Porém, tal compromisso implica em uma missão maior: a promoção e atualização de estudos/pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana, com visão abrangente e referenciada nas melhores experiências locais, nacionais e mundiais no setor.

2- Com quem ele interage?

O Observatório interage com entidades da sociedade civil, gestores públicos nos três níveis de governo, institutos e grupos de pesquisa, e organizações não governamentais de promoção de melhores práticas em mobilidade urbana.

3- Há ações práticas em vista?

As ações ora em desenvolvimento são a manutenção do acervo do PLAMUS no que se refere ao modelo computacional dos sistemas de mobilidade da RMF e a execução do projeto NeoTrans, além da promoção de eventos para participação social na questão da mobilidade.

4– O que é o projeto NeoTrans?

O projeto NeoTrans organiza-se a partir do desenvolvimento de uma nova estrutura de transporte coletivo para a RMF e da concepção de corredores exclusivos para ônibus com tratamento de nível – BRT (Bus Rapit Transit). O sistema BRT é composto por estações com plataformas elevadas e pagamento antecipado, veículos mais modernos e espaçosos e operação com rede alimentadora dos corredores. Planejamos o uso de novos corredores na região continental bem como o corredor do Anel Viário Central projetado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O NeoTrans está sendo desenvolvido em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (SUDERF), e seus resultados deverão orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano.

Canais:
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade
www.youtube.com/channel/UCLyXcO9UrVmge5DHvgcmD9Q
observatoriomobilidade@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.