ARTIGO – Rede metropolitana de ônibus vai facilitar deslocamentos em São José

Por prof. Bernardo Meyer*


Mobilidade urbana é um tema que tem merecido crescente atenção por parte de gestores de cidades em diferentes regiões do mundo. Isso decorre, principalmente, das dificuldades de deslocamento que as pessoas têm enfrentado nas áreas urbanas para realizarem as suas atividades rotineiras. Os relatos de grandes congestionamentos não são mais exclusividade de grandes cidades e já afetam os municípios de porte médio, como São José.

Diante desse cenário, cabe ao poder público propor políticas que mitiguem esses problemas e que direcionem as cidades a um caminho de desenvolvimento urbano orientado às tendências de valorização da qualidade de vida da população e da sustentabilidade ambiental. Entretanto, a discussão de políticas públicas de mobilidade nunca é tarefa fácil, devido a sua complexidade, a qual costumeiramente envolve inúmeras questões polêmicas, as quais levam tempo para serem pacificadas.

Na região da Grande Florianópolis, essa realidade não é diferente e o tema da mobilidade urbana tem sido um dos mais debatidos. Por isso, o governo do Estado de Santa Catarina tem se empenhado desde 2015 no estudo de alternativas para solucionar os problemas de mobilidade da região. Com a finalização dos estudos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS) foi apontado que o caminho está na reestruturação do transporte público na região metropolitana na forma de sistema integrado apoiado em terminais de integração e uma rede de Bus Rapid Transit (BRT).

Em São José esse novo sistema integrado possibilitaria um novo desenho de linhas capaz de fortalecer a rede metropolitana de ônibus gerando maior capilaridade no atendimento do transporte público da cidade. Uma linha proposta, por exemplo, é a Bela Vista – Kobrasol via Roçado cuja expectativa de uso é de 2.245 pessoas por dia. Consequentemente, as pessoas passariam a depender menos das linhas intermunicipais e reduziria-se, significativamente, a necessidade de se fazer viagens mais longas e desnecessárias para chegarem a seus destinos. Isso permitirá inclusive que muitas pessoas passem a gastar menos no pagamento de suas passagens diárias no transporte público.

A utilização de corredores exclusivos para os BRTs, nas vias principais, permitirá também ganhos consideráveis nos tempos de viagem, gerando vantagens competitivas do BRT em relação aos modais individuais. Além disso, está sendo prevista a modernização dos veículos a serem utilizados pelo sistema de transporte público, o qual contará inclusive com um percentual de ônibus utilizando combustíveis não poluentes.

Diante desse cenário é possível perceber que o novo sistema integrado de transporte público da região da grande Florianópolis tem grande potencial para avançar na melhoria da qualidade do transporte público, no aumento da qualidade de vida das pessoas e na redução da poluição do ar. Por isso, é importante que os gestores públicos da região trabalhem de forma cooperada com o governo do Estado no desenho final desse inovador sistema integrado de transporte público. Nesse sentido a Câmara de Vereadores de São José tem um papel fundamental que é aprovar o acordo de cooperação do município com o Governo do Estado compartilhando a gestão das linhas de ônibus que passam pela cidade.


*Publicado no jornal Comunidade Santa Catarina em 25/09/2019

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