Integração do transporte público é tema de bate-papo online nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (29/10/2021), o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC recebe Raphael Trés, diretor-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), para um bate-papo virtual, a partir das 14h. O principal assunto será os processos de integração do transporte público metropolitano (caso da Grande Vitória-ES).


A proposta de integrar o serviço de transporte coletivo na Grande Vitória começou na década de 80 quando foi desenvolvido o Projeto Transcol a fim de substituir o sistema radial pelo tronco-alimentador. Na época cinco municípios da região metropolitana foram interligados por terminais urbanos de ônibus. Houve ainda a criação da CETURB para gerenciar o sistema.


O caso da Grande Vitória traz semelhanças ao projeto de integração do transporte público da Grande Florianópolis. Em ambas as regiões metropolitanas, há diálogo contínuo com os municípios, padronização da frota de ônibus, um único cartão de transporte, sistema de informação ao usuário, implementação de bilhetagem eletrônica e de infraestruturas necessárias para o transporte público.


Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas aqui.

Sobre Raphael Trés

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2008, é formado em Direito, pela FDV, pós-graduado e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou, na administração pública, na Procuradoria Geral do Estado – PGE, como chefe de gabinete e gerente-geral, e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento – SEDES, onde, nos últimos quatro anos participou da equipe da Unidade de Parcerias Público-Privadas e Concessões, responsável pelo gerenciamento do Programa Estadual de PPPs e Concessões, tendo prospectando e desenvolvido projetos nas áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, segurança pública, saneamento, meio-ambiente, entre outros. Em 2018, participou de iniciativas de inovação e da estruturação do fundo Funcitec/MCI, gerido pela SEDES, em parceria com a FAPES. (Fonte: Site Ceturb)

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.