Agência alemã GIZ faz treinamentos nesta semana, em Florianópolis

Nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de dezembro de 2018, a Agência de Fomento Alemã GIZ dará dois treinamentos na Granfpolis, em Florianópolis, realizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF) e organizados pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Participam dos eventos representantes das prefeituras da região metropolitana de Florianópolis (RMF), pesquisadores e especialistas em mobilidade urbana.


No dia 13, será apresentada a SOURCE, uma plataforma online para desenvolvimento de projetos urbanos, de uso gratuito para o poder público. Essa plataforma será utilizada pelo programa de consultoria FELICITY (Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility) – em tradução livre, Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Consultoria para Cidades), no apoio ao projeto de reestruturação do transporte coletivo da RMF, e poderá ser utilizada pelos municípios em diversos outros projetos.


Já no dia 14 o tema do treinamento é um método para estimativa e monitoramento da Eficiência Energética na Mobilidade Urbana em Cidades, que auxiliará municípios e regiões nos desafios de orientar seus projetos de mobilidade urbana sustentável. Esse método foi desenvolvido pela Agência de Cooperação Alemã GIZ, em cooperação com a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ).


Os treinamentos fazem parte do plano de trabalho da equipe do FELICITY com a SUDERF, cujo projeto de reestruturação do transporte coletivo da RMF foi escolhido para receber assistência técnica de consultores nacionais e internacionais para aprimorar as questões jurídicas, econômico-financeiras e tecnológicas da proposta, a fim de facilitar a inserção de ônibus menos poluentes na RMF.


O FELICITY é um programa mundial que incentiva o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono para que estejam aptos a receber financiamentos internacionais. É financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).


SERVIÇOS
O quê: Treinamento em SOURCE
Quando: 13 de dezembro de 2018 (9h às 17h)
Onde: Granfpolis (Rua Cândido Ramos, 250 – Capoeiras – Florianópolis)
Mais informações:
https://public.sif-source.org/sif-source-banner-story/source-2-0/
http://blogs.worldbank.org/ppps/how-online-platform-helps-drive-infrastructure-developing-countries
Limite de 25 vagas.

O quê: Treinamento sobre Eficiência Energética na Mobilidade Urbana em Cidades
Quando: 14 de dezembro de 2018 (9h às 15h30)
Onde: Granfpolis (Rua Cândido Ramos, 250 – Capoeiras – Florianópolis)
Mais informações: https://eemobilidadeurbana.com.br/
Limite de 25 vagas.


Informações:
Rosália Dors Pessato
Cel: (48) 99150-1222
E-mail: rosalialdors@gmail.com

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.