Reconhecimento internacional do projeto de transporte coletivo da RMF

04/12/2018

A proposta da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitana, elaborada pela Suderf, em conjunto com Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e prefeituras da região metropolitana, tem reconhecimento internacional. Tanto que em setembro foi agraciada pelo programa FELICITY (Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility) – em tradução livre, Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Consultoria para Cidades).

A comitiva do FELICITY que veio a Florianópolis nos dias 29 e 30 de novembro, informou que o programa tem 5,6 milhões de euros destinados a projetos na China, no México e no Brasil. Das 82 propostas submetidas, 5 foram selecionadas, sendo três brasileiras: RMF (Transporte coletivo), Curitiba (iluminação pública) e Porto Alegre (energia fotovoltaica em escolas públicas).

“Escolhemos esse projeto (transporte coletivo) porque já é um bom projeto, mas ainda não está pronto, precisa reunir documentos para provar o que é o projeto, como beneficia as pessoas, como será viável financeiramente para prepará-lo para financiamentos externos. A intenção é ter documentação preparada e uma unidade de gestão fortalecida. Vamos trabalhar juntos no próximo ano”, comentou a diretora do FELICITY Ina De Visser.

Por meio do FELICITY, a Suderf e os municípios terão assistência técnica de consultores nacionais e internacionais para aprimorar as questões jurídicas, econômico-financeiras e tecnológicas do projeto de reestruturação do transporte coletivo da região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), a fim de facilitar a inserção de ônibus menos poluentes na RMF. O programa é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

Informações:

Rosália Dors Pessato
Jornalista

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.