Seminário apresenta propostas preliminares para sistema de transporte coletivo metropolitano da Grande Florianópolis

Na próxima terça-feira, dia 30 de agosto de 2016 o Observatório da Mobilidade Urbana UFSC realizará o 2º Seminário de Integração Metropolitana do Transporte Coletivo, que irá apresentar propostas preliminares e etapas de implantação do novo sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Florianópolis.

“Estamos diante de uma oportunidade ímpar de transformar o sistema de transporte coletivo da Grande Florianópolis, tornando-o muito mais atrativo para todos. Neste seminário, iremos apresentar as propostas formuladas até o momento e debatê-las com representantes de órgãos públicos, de entidades da sociedade civil, com profissionais da área e com a população em geral”, afirma Werner Kraus Jr., coordenador do Observatório.


A equipe do Observatório irá apresentar a proposta preliminar para o novo sistema de transporte coletivo metropolitano, estruturado por corredores de BRT e complementado por faixas exclusivas de ônibus e pelo redesenho dos serviços atuais. Serão apresentados os novos itinerários das linhas de ônibus, bem como as obras e ações complementares necessárias para promover melhorias urbanas em torno da infraestrutura do transporte coletivo.

Pesquisa com usuários de Transporte Coletivo

Serão divulgados também dados da pesquisa realizada no TICEN e no Terminal Cidade de Florianópolis, com mais de 3.000 usuários das linhas de ônibus intermunicipais. Os resultados revelam a porcentagem de usuários que utilizam tanto o serviço intermunicipal como o municipal de Florianópolis nas suas viagens cotidianas e que dependem deste transbordo para chegar aos seus destinos finais. Além disso, a pesquisa revela também a porcentagem de usuários que caminham até seu destino final a partir dos terminais, bem como as distâncias médias caminhadas por esses usuários.

“A pesquisa trouxe à tona alguns problemas de integração do transporte coletivo metropolitano e gerou informações essenciais para orientar uma futura reestruturação do sistema que facilite os deslocamentos da população da região metropolitana de Florianópolis”, analisa Célio Sztoltz, pesquisador associado do Observatório.


Projeto Neotrans vai além do BRT


As propostas e pesquisas que serão apresentadas no seminário fazem parte do Projeto Neotrans, um projeto do Observatório em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF). Seus resultados deverão orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano.


O Seminário de Integração Metropolitana do Transporte Coletivo ocorre no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, entre as 13h30 e 17h30, no dia 30 de agosto, e contará com a presença de membros das prefeituras da Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), além de profissionais da área e representantes comunitários.


Serviço

Seminário de Integração Metropolitana do Transporte Coletivo
Dia 30/08/2016, entre as 13h30 e as 17h30
Local: Auditório da GRANFPOLIS
R. Cândido Ramos, 250 – Capoeiras, Florianópolis – SC, 88090-800
Telefone: (48) 3224-3668


Canais do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC
Assessoria de Comunicação: 48 3233-6415
Email: observatoriomobilidade@gmail.com
www.facebook.com/observatoriodamobilidade
www.twitter.com/mobilidadeufsc
www.flickr.com/observatoriodamobilidade

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.