Pesquisadores do Observatório participam de treinamento sobre ônibus elétrico

Entre os dias 6 e 8 de novembro, pesquisadores do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, técnicos do Governo do Estado e das prefeituras da região metropolitana da Grande Florianópolis vão participar de curso sobre ônibus elétrico. Ministrado pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP), o treinamento aborda uma visão abrangente da solução elétrica para redes de ônibus urbanos, desde a definição de uma estratégia da cidade, a escolha da tecnologia, a aquisição de ônibus, até a implementação e operação do sistema.


Integrantes do Observatório têm colaborado com os estudos para avaliar a inserção de ônibus menos poluentes na região metropolitana da Grande Florianópolis, em cooperação com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (SUDERF). A meta faz parte do projeto de criação de um sistema de ônibus metropolitano, que une os sistemas municipais e intermunicipal para facilitar os deslocamentos na porção continental da área metropolitana, ou seja, nos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.


O projeto do novo sistema de ônibus chamado de Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano conta com assistência técnica do Felicity, programa mundial que incentiva o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono para que estejam aptos a receber financiamentos internacionais. O programa é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).


O treinamento de E-bus é gratuito e está sendo organizado pela SUDERF e GIZ.


SERVIÇO
O quê: Treinamento E-Bus
Quando: 6 a 8 de novembro de 2019 (9h às 17h)
Onde: Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Av. Ivo Silveira nº 2320 – Capoeiras – Florianópolis)
Informações: http://www.uitp.org/events/electric-buses-portuguese

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.