Proposta de rede metropolitana de transporte coletivo ampliará as conexões por ônibus na região

Melhorar a conectividade entre os municípios da região metropolitana da Grande Florianópolis por meio do transporte coletivo é um dos objetivos da proposta da rede de 190 linhas de ônibus de Águas Mornas a Governador Celso Ramos. Criada pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, a proposta prevê a integração dos sistemas de transporte coletivo municipais com o intermunicipal após licitação única pelo Governo do Estado.


A rede de ônibus metropolitana contempla novas linhas locais nos municípios, além de conexões entre as maiores centralidades da área continental da região (centros de Palhoça e Biguaçu, bairros Kobrasol, Campinas e Barreiros, em São José). Integram o sistema os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz. A grande motivação da proposta é fornecer à população da região melhores serviços de transporte público coletivo, com integração física e tarifária entre os oito municípios. Na proposta da SUDERF, o usuário do transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis utilizará um único sistema, com um único cartão de ônibus e tarifas integradas, que substituirão o pagamento de duas ou três tarifas cheias em vários deslocamentos, como acontece atualmente.


“Dessa forma, não só estaremos regularizando todos os contratos de operação de transporte coletivo da região, mas também reduzindo os custos e aumentando a qualidade dos serviços em decorrência da eficiência do sistema”, explica o diretor técnico da Suderf Célio Sztoltz.

O projeto da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano está disponível no endereço bit.ly/onibusmetropolitano. No mapa é possível consultar as linhas de ônibus por município e as conexões entre as cidades. Até o final do ano a equipe da Suderf receberá dúvidas e sugestões pelo e-mail onibusmetropolitano@gmail.com. As contribuições dadas pelos participantes das apresentações públicas estão em análise e serão publicadas no site da Suderf.


Próximas etapas


Quando finalizado, o edital de licitação do novo sistema de transporte coletivo metropolitano será colocado em consulta pública para receber novas sugestões da população e demais interessados. Após a adequação do edital, em decorrência dos resultados da consulta pública, a proposta será apresentada em três audiências públicas, reunindo os municípios das regiões sul (Águas Mornas, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz), central (São José e São Pedro de Alcântara) e norte (Antônio Carlos, Biguaçu e Governador Celso Ramos) da Grande Florianópolis. Depois disso, o documento final será encaminhado para a avaliação do Tribunal de Contas do Estado, antes da publicação do edital de concorrência pública.


Paralelo a isso, técnicos dos municípios e do Governo do Estado têm debatido sobre a adequação da Lei Complementar n.º 636, de 9 de setembro de 2014, que instituiu a região metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Suderf. Entre os pontos principais estão o tamanho da RMF, hoje com nove municípios e outros 13 na área de expansão; as competências da Suderf, cujo papel hoje está restrito ao planejamento regional e não contempla a execução das funções públicas de interesse comum; e a criação de um fundo de desenvolvimento metropolitano.


A outra parte do projeto de transporte coletivo refere-se à infraestrutura viária, com implantação de faixas exclusivas de ônibus e corredores para BRT’s (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis. A Suderf prevê ainda a construção de terminais de integração em Biguaçu, São José e Palhoça, implantação do Sistema de Inteligência Operacional (ITS) e do Centro de Controle Operacional (CCO) para supervisionar toda a operação do sistema de ônibus da região.


Mais informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
E-mail: rosalialdors@gmail.com
(48) 99150-1222

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