Estudo para utilizar energia solar fotovoltaica em sistema de transporte coletivo é apresentado em Florianópolis

Compensar a emissão de gás carbônico dos ônibus e facilitar a inserção de veículos elétricos na Grande Florianópolis para transporte público são objetivos do estudo em andamento sobre o potencial de utilização de energia solar fotovoltaica em garagens existentes na Grande Florianópolis. O levantamento foi apresentado hoje, 21 de janeiro de 2020, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, por Fabiano Gasparin. Ele é consultor do Felicity, programa que viabiliza o acesso de projetos de infraestrutura urbana de baixo carbono a financiamentos climáticos internacionais por meio de assistência técnica.

Dentre as conclusões prévias do estudo de Gasperini, a instalação de placas fotovoltaicas nas garagens atuais geraria energia suficiente para um projeto piloto com veículos elétricos em uma a três linhas de ônibus na região metropolitana. O consumo de energia de um ônibus de 13 metros é de 1,7 kWh por quilômetro.

O retorno do investimento no sistema solar com capacidade de 5 kW ocorreria em até 10 anos. Isso porque além de utilizar a energia gerada, o excedente retorna à rede de distribuição de energia elétrica, resultando em créditos abatidos da conta de luz.


Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Santa Catarina é o quinto estado que mais utiliza energia fotovoltaica no país e o sexto maior gerador. Um exemplo na área de transportes é o ônibus do Laboratório Fotovoltaica da UFSC cuja energia consumida vem das placas solares instaladas no Sapiens Parque.


Participaram do seminário representantes da Suderf, pesquisadores do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e empresas de transporte coletivo.


Ônibus elétrico
A inserção de ônibus elétrico na região metropolitana da Grande Florianópolis está em análise pelo Governo do Estado por meio da criação de um sistema de transporte coletivo metropolitano. Esse projeto conta com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e do programa Felicity, implementado pela Agência Alemã GIZ e Banco Europeu de Investimento.


Informações:
Rosália Dors Pessato
Jornalista
Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

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