Observatório apresenta projeto na Câmara de Palhoça

Durante audiência pública no Plenário da Câmara de Vereadores de Palhoça em 25 de novembro de 2019, o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC mostrou o projeto de criação de um sistema metropolitano de ônibus da Grande Florianópolis, elaborado com a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) e prefeituras da RMF.


A Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano substituirá os sistemas intermunicipal e municipais da região metropolitana da Grande Florianópolis, unindo Governo do Estado, Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Gov. Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz na gestão de um único sistema de transporte coletivo. “O principal objetivo do sistema metropolitano de ônibus é garantir uma melhor oferta de serviço de transporte para a população”, destacou professor Werner Kraus Jr. do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.

Cerca de 55 mil passageiros utilizam as linhas de ônibus que atendem Palhoça. Além de reorganizar as linhas de ônibus, a Rede Integrada terá um único cartão de transporte, veículos modernos e com acessibilidade, informações ao usuário e novos terminais de ônibus.

Para participar do sistema integrado, a Câmara de Palhoça precisa votar o Projeto de Lei (PL) que delega à Suderf a competência pelas linhas municipais do transporte coletivo para integrá-las ao sistema metropolitano.

O Governo do Estado salienta que a aprovação do PL pela Câmara de Vereadores não obriga a Prefeitura de Palhoça a fazer parte do projeto, apenas o autoriza a participar das próximas etapas, que incluem discussão sobre número de linhas, construção de terminais e tarifa, além de ter assento na gestão associada da rede de ônibus metropolitana.

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.