Projeto de integração do transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis é destaque em workshop internacional

O projeto de reestruturação integrada do transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) foi um dos destaques do workshop internacional “Green Your Bus Ride”, promovido pelo Banco Mundial em Foz do Iguaçu, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018.

O evento foi organizado pelo Banco Mundial, com apoio da Agência de Cooperação Alemã GIZ e do World Resources Institute (WRI), com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre os principais desafios e oportunidades ao introduzir novas frotas de ônibus menos poluentes. O encontro reuniu mais de 70 profissionais da área de transporte público coletivo, dos setores público e privado, de mais de 15 cidades e 10 países, que compartilharam suas experiências a fim de construir visões e objetivos comuns para a qualificação do transporte público coletivo e redução das emissões de poluentes nos sistemas de ônibus.

No último dia do evento cada cidade e região apresentou um resumo dos seus projetos de transporte coletivo em desenvolvimento, sendo que o projeto da RMF foi escolhido pelos participantes do evento como o mais inovador. O projeto também despertou o interesse de representantes do Banco Mundial da área de transportes, que devem vir a Florianópolis até o fim do mês para conhecer mais detalhes do projeto.

A proposta elaborada pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, prevê um edital único de licitação de um sistema metropolitano integrado de ônibus dos municípios da Grande Florianópolis, com exceção da capital, que já tem contrato de concessão vigente. O edital contemplará um programa gradual de qualificação da frota de ônibus, incluindo metas de redução de poluentes e inserção gradual de ônibus elétricos, híbridos e à gás natural desde o início da operação.

Mais informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
E-mail: rosalialdors@gmail.com
Site: www.spg.sc.gov.br/suderf

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.