Ônibus elétrico, entre opções de baixo carbono, é o mais indicado para região metropolitana da Grande Florianópolis

Consultores do Felicity, programa mundial que apoia projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono, apresentaram estudos de alternativas ao ônibus a diesel para a região metropolitana da Grande Florianópolis. As reuniões entre Suderf, Aresc, SCGas, SC Parcerias e Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC ocorreram nos dias 20 e 21 de fevereiro em Florianópolis.

O estudo sobre inserção de ônibus com tecnologias de baixa emissão de carbono considerou três cenários: um projeto piloto com oito veículos, outro com 29 ônibus e por fim a frota completa da região. Foram avaliados custos de aquisição de ônibus, de infraestrutura e da operação, além dos benefícios econômicos e ambientais das tecnologias.


“Nós selecionamos três opções de ônibus de baixo carbono, após analisar outras, que são veículos elétricos, híbridos (diesel e elétrico) e a terceira opção foi ônibus a biogás, não gás natural. Analisamos a partir de uma visão técnica o que significa análises da operação, autonomia, capacidade e avaliamos os custos e benefícios das tecnologias. Comparamos as tecnologias e consideramos um piloto pequeno com oito veículos em quatro linhas de ônibus para testar a opção técnica e ver os resultados. Ao final, a melhor solução seria o ônibus elétrico, considerando os custos e vantagens”, explicou o consultor do Felicity Pierre Van de Leemput.

O ônibus elétrico tem autonomia para rodar 250 quilômetros por dia o que seria possível para as linhas de ônibus Biguaçu – Ticen (via Estreito), Campinas/Kobrasol – Ticen, Palhoça – Ticen e Terminal Palhoça – Kobrasol. No período da noite, os veículos seriam recarregados. Entre as principais vantagens do uso dessa tecnologia é redução de ruídos e poluição do ar, além dos baixos custos de manutenção comparado aos ônibus a diesel.

A análise completa das tecnologias e as recomendações ao sistema integrado de ônibus serão entregues pelo programa Felicity em abril de 2020 ao Governo do Estado. O objetivo da assistência técnica é contribuir com os estudos realizados pelo Observatório da Mobilidade Urbana da Ufsc para a concorrência pública do sistema metropolitano de transporte coletivo.

O Felicity é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Além da região metropolitana da Grande Florianópolis, o programa apoia projetos em Porto Alegre, na Cidade do México e na China.

Informações:
Rosália Dors Pessato
Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC
Cel: (48) 99150-1222

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