Transporte público é importante para a sustentabilidade das cidades

A palestra do professor Roberto Gregório da Silva Jr., da UFPR, está no canal do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC no Youtube. Realizada no dia 3 de setembro, tratou sobre o tema “Os desafios do transporte público de Curitiba”.


Muitos dos desafios de Curitiba estão presentes de norte a sul do país. Por isso, professor Roberto Gregório falou sobre a regulamentação do transporte público, as formas de financiamento, a importância do controle público e do monitoramento da operação para aferir a qualidade do serviço.


“Os sistemas de transporte público têm perdido passageiros, pelo menos, na última década. Por que isso ocorre? Por vários motivos. Um deles é o incentivo à compra de automóvel. Mas na minha opinião, o principal motivo é a qualidade e eu incluo a questão do preço das tarifas”, provocou o palestrante.


Curitiba teve aumento de tarifa em 2017 e em razão disso perdeu mais de 15% dos passageiros no primeiro semestre daquele ano. Com advento da Lei da Mobilidade Urbana em 2012, houve crescimento expressivo da participação dos municípios com recursos públicos no âmbito do transporte coletivo. O modelo, onde os usuários financiavam o transporte, ficou na história.


A perda de passageiros também foi estimulada pela opção de modais diferentes, como caminhadas, bicicleta e uso de aplicativos. “O transporte coletivo está em risco, perdendo passageiros, precisando de dinheiro do setor público e ainda há novos concorrentes. Mas temos que entender o papel fundamental do transporte coletivo na sustentabilidade das cidades”, defendeu professor Roberto Gregório.


A gravação tem uma hora e vinte minutos de duração. O link para assistir é https://www.youtube.com/watch?v=KrGpcyuiw3E.


Informações:
Rosália Dors Pessato
Jornalista do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

Acompanhe nossas últimas notícias

Encontre aqui notícias relacionadas à estudos, pesquisas, debates e projetos sobre o tema da mobilidade urbana.